Entidade alerta para “vários vícios” em minuta que muda regras para tirar CNH; Contran aprovou proposta, mas texto ainda não é oficial

Entidade alerta para “vários vícios” em minuta que muda regras para tirar CNH; Contran aprovou proposta, mas texto ainda não é oficial

Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)

A resolução que prevê o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas e muda todo o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi aprovada nesta segunda (1]) pelo Contran e ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União, mas já provoca forte reação entre profissionais do setor. Embora o Contran tenha aprovado a minuta, o texto não está oficializado, e pode sofrer alterações. Mesmo assim, uma entidade que representa as autoescolas alerta que, se a versão apresentada for publicada como está, trará impactos significativos e tem “vários vícios” jurídicos e operacionais.


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Em entrevista ao Diário, o vice-presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Rio Grande do Sul (SindCFC-RS), Rodimar DallAgnol, afirma que a proposta representa mudanças grandes e que quem tende a perder é a própria população. Segundo ele, a minuta enfraquece a qualificação dos futuros motoristas, reduz a metodologia pedagógica e abre brechas para práticas informais.


– Tu vais tirar toda uma qualificação. A parte educacional fica sem regramento, sem muita metodologia – destacou.


DallAgnol reforça que todo o setor acompanha o tema com cautela, já que ainda existe incerteza sobre a publicação. Ele lembra que a minuta é semelhante ao texto colocado em consulta pública em outubro e que pode inclusive não ser oficializada.


– Fica difícil falar em cima de minuta. Mesmo que órgãos digam que o Contran aprovou, até ir para publicação tem etapas, e pode até nem ser publicada – disse.


Além das críticas ao mérito, o dirigente afirma que o documento apresenta “vários vícios” e falta de conexão entre pontos importantes. Porém, preferiu não detalhar nada enquanto a publicação não sair no Diário Oficial.


O que prevê a minuta aprovada pelo Contran

Apesar de ainda não estar oficializada, a minuta apresenta mudanças profundas no processo de habilitação no país. A seguir, os principais pontos propostos:


Fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas

A principal mudança é que candidatos deixariam de ser obrigados a realizar aulas em centros de formação. Surge a figura do instrutor autônomo, que poderá acompanhar as aulas práticas sem vínculo com autoescolas.


Aulas teóricas sem carga horária mínima

A atual exigência de 45 horas/aula deixaria de existir. As aulas poderiam ser:

  • presenciais
  • remotas ao vivo
  • gravadas


O conteúdo seguiria diretrizes do Contran, mas a duração ficaria livre. As aulas poderiam ser oferecidas por autoescolas, entidades EaD, escolas de trânsito ou órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.


Mudanças nas aulas práticas

  • Carga horária mínima cairia de 20 horas para duas horas.
  • O candidato poderia usar seu próprio veículo para treinar, desde que acompanhado por um instrutor autorizado e com o carro dentro dos requisitos do CTB.
  • O mesmo valeria para o exame prático, que poderá ser feito no veículo do aluno.


Provas teóricas e práticas continuam

  • Prova teórica obrigatória, com acerto mínimo de 20 questões.
  • Sem limite de tentativas.
  • Prova prática continuará com trajeto definido e avaliação por comissão de três examinadores.
  • Segunda tentativa poderá ser reagendada sem custo adicional.


Processo de habilitação sem prazo de validade

  • A atual validade de 12 meses deixaria de existir.
  • O processo ficaria aberto por tempo indeterminado.


Regras para instrutores autônomos

Para atuar, o instrutor precisará:

  • ter 21 anos
  • CNH há pelo menos dois anos na categoria
  • ensino médio completo
  • não ter infrações gravíssimas recentes
  • autorização do Detran

A formação será gratuita em curso oferecido pelo Ministério dos Transportes.


Mudanças para categorias C, D e E

Os processos para caminhoneiros, motoristas de ônibus e condutores de veículos articulados seriam facilitados, permitindo formação em autoescolas ou outras entidades credenciadas.


Exame toxicológico permanece obrigatório

Para motoristas das categorias C, D e E, o exame toxicológico continua exigido na renovação da CNH e em fiscalizações.


Cenário ainda indefinido

Embora o texto já tenha sido aprovado pelo Contran, a resolução ainda precisa ser publicada no Diário Oficial para entrar oficialmente em vigor. Até lá, todas as regras atuais continuam valendo.


O setor de formação de condutores aguarda os próximos movimentos do governo. 

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